Prédica de Edgard Leite no Grande Templo, 8/6/2018


Caros amigos,


O Grande Templo teve sua pedra fundamental lançada em 1927. Naquela época era dirigente do Centro Israelita da Cidade do Rio de Janeiro o Sr. Jacob Schneider.


Este prédio foi uma conquista tanto sua, enquanto autor da ideia, quanto da comunidade que o apoiou.


Desde 1922 estava no Brasil o Rabino Isaias Raffalovich, nomeado grão-Rabino do Rio de Janeiro. Ele foi o líder espiritual desse processo, enquanto líder de toda a coletividade.


Nos Iamim Noraim de 1932 foram realizadas as primeiras cerimônias religiosas do Grande Templo, sob a liderança do oficiante Eliezer Koatz. Ainda no prédio em construção.


Esteve presente aqui quase toda a comunidade judaica do Rio de Janeiro, como comentaram os jornais da época.


A partir daquele momento tornou-se o Grande Templo o principal espaço de experiências espirituais e civis da coletividade judaica do Rio de Janeiro.
Um número desconhecido, mas certamente imenso, de casamentos, foi aqui realizado. Incontáveis jovens viveram aqui o seu bar-mitzvah. Cerimónias inumeráveis marcaram, neste local, as terríveis ou felizes experiências dos judeus no século XX.

Aqui, na frente, uma multidão interrompeu o trânsito da Av. Henrique Valadares e saudou a criação do Estado de Israel, em 1948.


O Grande Templo foi o coração da comunidade judaica do Rio de Janeiro por décadas. Seu primeiro grande coração. Um coração generoso, que recebia todos os judeus, independente da sua condição e origem. Cercado e inundado de esperanças, amores, saudades e tristezas.


Toda sua nobreza arquitetônica, suas torres grandiosas, sua cúpula altíssima, suas rosáceas, ampararam e fizeram parte do cotidiano de gerações de judeus. Sustentaram sua vivacidade e crescimento.


Mas o que fundamentava toda essa estrutura de humanidade, toda essa complexa rede de interações, ambições e realizações, de pessoas e famílias, era a palavra de Deus.


Era a presença contínua dos rolos da Torá, aqui depositados na Arca Sagrada.


Era a luz desse pacto entre Deus e os judeus que transmitia a energia para todas as conexões possíveis e impossíveis, no âmbito comunitário. E fora dele, também.


De fato, nesses pergaminhos, escritos em hebraico, nos quais estão registradas as palavras de Moisés, que transcreveu as palavras de Deus, manifesta-se uma força espiritual infinita.

E aqui, nos longínquos anos 30, do século passado, estabeleceu-se esse fundamento místico essencial para a nossa existência comunitária.


A comunidade da Praça Onze e os judeus que viviam no centro da cidade, em sua maior parte, se deslocaram para outros e novos centros.

Novas sinagogas foram construídas e novas gerações cresceram, amadureceram e se casaram em outros lugares da cidade e do mundo.


Mas os rolos da Torá permaneceram aqui. Como fontes inesgotáveis de energia divina, que ainda fornecem os mesmos elementos agregadores que deram origem à comunidade. E foi presença contínua, mesmo no silêncio que se abateu sobre este salão por tantos anos.


O Grande Templo é coração da comunidade judaica do Rio de Janeiro. Espaço sagrado onde pisaram nossos ancestrais.


A ele devemos retornar com reverência, em reconhecimento a tudo que aqui foi feito e que propiciou a nossa existência, e a continuidade de nossos sonhos e alegrias.


Retornar às nossas fontes é encontrar a nós mesmos. E encontrar a Deus, como está dito nos Salmos: “em Ti está a fonte da vida; graças à Tua luz, vemos a luz” (Sl 36:9).
E encontrar, também, nosso coração, nosso local mais reservado, mais secreto, onde tudo que somos como comunidade teve origem. O espaço mais relevante da nossa essência vital.
O Rei Salomão nos advertiu, no Livro dos Provérbios: “Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida” (Pr 4:23).

Vindo ao Templo, curvando-nos com reverência diante desses rolos sagrados da Torá, cuidamos de nossa essência, sentimos a presença imortal do coração do nosso povo, acalentamos nossa intimidade mais profunda, da qual depende nossa vida.


Shabat Shalom!


#grandetemploisraelita


Leia mais:

Prédica de Edgard Leite no Grande Templo, 11/05/2018

Prédica de Edgard Leite no Grande Templo, 13/04/2018

Prédica de Edgard Leite no Grande Templo, 9/03/2018

Prédica de Edgard Leite no Grande Templo, 2/02/2018

Projeto Grande Templo, Comunidade na TV

48 visualizações
  • Twitter ícone social
  • parler
  • SoundCloud ícone social
  • Facebook ícone social
  • d499bf9074133db295373575066f97e4_1562267
  • academia_edited
  • YouTube Social  Icon
  • DR_IR_simbolo_final_c-05

© 2020 by Edgard Leite