Vida e brilho da vida

Atualizado: 2 de Abr de 2018

Por Edgard Leite


"O que me atrai em História e na Filosofia é o mistério que está contido na passagem interminável dos instantes e a própria natureza enigmática do tempo...  nunca deixei de ter o sentimento de que o mistério que eu procuro resolver na minha escolha não pode realmente ser resolvido, embora, por outro lado, acredito que eu posso sim aproximar-me dele infinitamente, o que me parece bastante satisfatório.

Assim não tenho um tema específico, mas um problema de ordem  filosófica ou metafísica - que passou a estar presente em todos os meus estudos de uma forma ou de outra...

Para mim, no entanto, o que importa nas minhas pesquisas é a proximidade quase física do mistério,  que está contido em tudo que os homens fazem, em todas as suas esferas da atuação e existência: o mistério da morte, por exemplo, ou o enigma do porque existimos e a grande turbulência que tudo isso causa nas nossas atitudes e existências.

Tenho muita emoção em perceber isso no passado, nos documentos, nos monumentos, nas coisas que nos chegam de outros tempos, e fico encantado ao me dar conta de quão importantes são todas essas idéias e atitudes para aqueles que as vivem e ao mesmo tempo quão pequenas são do ponto de vista maior, do ponto de vista da história e da nossa própria inserção no universo. Isso, para mim, é maior fonte de emoção nas minhas pesquisas, porque eu também percebo esse fenômeno no nosso presente perpétuo, todo ele misterioso e extraordinário.​

Acredito muito que todo ser humano é brilhante. Que não há diferença entre suas capacidades, mas que cada um deve encontrar aquilo que lhe é próprio para crescer e produzir um sentido para sua própria vida"



  • SoundCloud ícone social
  • Facebook ícone social
  • d499bf9074133db295373575066f97e4_1562267
  • academia_edited
  • YouTube Social  Icon
  • DR_IR_simbolo_final_c-05

© 2020 by Edgard Leite