top of page


Amor eterno
Escreveu São Tomás de Aquino que "o artífice trabalha movido pela palavra concebida em seu intelecto e pelo amor de sua vontade em relação a algo". Isto é, o artesão, por exemplo, concebe algo em sua mente, um objeto.


Lançamento de Tempo, eternidade e sentido da vida, novo livro de Edgard Leite
Edgard Leite lançou seu novo livro Tempo, eternidade e sentido da vida na Academia Brasileira de Filosofia. O lançamento foi precedido por um debate, que contou com a participação dos drs. Carlos Frederico da Silveira e Flávio Gordon


Edgard Leite na I Semana da Inovação da UERJ, XVI WCTI: Política de neoindustrialização do Brasil
"O objetivo do sistema sob o qual vivemos é, supostamente, a potencialização intelectual do Homem. Mas estamos criando condições perfeitas para a construção de uma inteligência externa ao Homem, igualmente potencializada".


Henry Kissinger, a Inteligência Artificial e o fim do Iluminismo
Em textos anteriores nos referimos à fantasia alquimista e cabalista que sustentava ser o Homem capaz de criar vida (ou alguma forma de), através das tentativas hipotéticas de produzir golens ou homúnculos.


O intelectual e o poder
Em 1983 Eduardo Portella publicou um livro extremamente sério e profundo, chamado O intelectual e o poder.


A Universidade infinita
A Universidade é uma instituição infinita, em suas antiguidade, multiplicidade de destinos e objetivos e complexidade de estrutura.


Novo livro de Edgard Leite: Tempo, eternidade e sentido da vida
“Esse algo, que chamamos, em nós, de alma, traz em si a paz da eternidade e sua realidade atormenta o Homem quando este vive apenas nesse...


Lewis Feuer, as pretensões dos intelectuais e a ascensão dos cientistas-filósofos
Lewis Feuer (1912-2002), sociólogo de vasta obra, publicou, em 1976, um interessante texto chamado O que é um intelectual?


A fonte da esperança, a dissolução do medo
A crise do eterno retorno desaparece quando nos voltamos para a eternidade, a prova evidente de que não há apenas morte no mundo, mas sim existência infinita.


O presidente da ABF, Edgard Leite, na homenagem a Gulnar Azevedo, Merval Pereira e Eliete Buskela
A ABF homenageou a reitora da UERJ, a presidente da ANM e o presidente da ABL com a medalha Antônio Paim


Caminhos da viabilidade científica
Não é surpresa que tudo que possamos produzir, intelectualmente, no nosso movimento para entender o mundo, possua falhas, maiores ou menores.


Hans Meyer, ou o poder das questões eternas
Em 1938, Hans Meyer (1884-1966) publicou seu seminal estudo: A Filosofia de São Tomás de Aquino.


De Lucrécio a Foucault: a construção do esconderijo
Não há ruptura entre a pós-modernidade e a modernidade no entusiasmo com que recusam as consequências da adoção do modelo epicurista


Edgard Leite no III Congresso Filosofia e Cultura
Edgard Leite esteve presente no III Congresso Filosofia e Cultura em São Paulo, onde apresentou a conferência De Lucrécio a Foucault, a construção do esconderijo.


Palavras de Edgard Leite no Congresso Internacional 1700 anos do I Concílio de Nicéia.
Edgard Leite participou da abertura do Congresso tratando da presença judaica nas discussões teológicas pré-conciliares


A recusa da política do eterno retorno
A política do mundo contemporâneo, marcada pelos pressupostos iluministas, gravita em torno de duas grandes ilusões.


Contemplando a substância
A busca do sentido é o da nossa vocação, da razão que nos explica e nos faz atravessar a vida, não apenas diante do momento, ou das repetições, mas atravessando os momentos e as repetições. E encontrando, na existência, aquilo que nos torna o que somos.


Em busca do mistério da história
Num artigo, particularmente influente, na revista Philosophy of Science, (69, setembro de 2002), Carol Cleland argumentou que "os cientistas estão bem cientes das diferenças entre a ciência experimental e a histórica no que diz respeito ao teste de hipóteses".


O momento para além do retorno
A vivência do, assim chamado, eterno retorno é experiência cotidiana da vida. Tudo retorna e recomeça. Mas o momento é mais que o retorno.


Edgard Leite toma posse como presidente da Academia Brasileira de Filosofia
"O mais milagroso é a pessoa em si. E essa verdade, a verdade do extraordinário da pessoa humana, inspira nossa meditação".


O mistério das revoluções
O termo revolução possui origem astrológica ou astronômica, e designa o movimento circular, ou cíclico, dos planetas e das estrelas.


Freud e a transitoriedade do mundo
Em 1916 Sigmund Freud publicou um pequeno ensaio, chamado Transitoriedade. Nesse texto ele se lembrou de uma conversa que teve com dois amigos durante um verão agradável na região dos Alpes italianos, provavelmente em 1913.


Viver o infinito
O grande problema de se viver sem a eternidade na consciência e no coração é o que decorre da própria natureza do mundo material.


A substância eterna
A meditação sobre a transitoriedade do mundo é sobre a nossa própria transitoriedade e sobre as ilusões que temos sobre o mundo.
bottom of page