top of page

O amor é caminho no meio do oceano



A nossa tradição nos ensina que o amor é capaz de coisas extraordinárias. “Eu venci o mundo” (Jo 16:33), quer dizer que o amor vence a morte.  Todos os obstáculos à jornada da pessoa na direção da realização daquilo que é, podem ser vencidos pelo amor. E não falamos aqui de um amor deste mundo, que no pântano das bocas humanas é mistura de vontades e arrogâncias, e não é amor. Mas de uma misteriosa força que transcende esse universo de coisas observáveis, e atravessa tudo, inclusive o coração do Homem, e lhe organiza as memórias e os projetos e desdobra-se de forma impressionante em todos os momentos com a mesma potência.


Tudo aquilo que, no mundo, é tosco e repetitivo, escuridão e sofrimento, é devastado pelo amor e nos torna parte de um movimento que nos acolhe e conduz por uma jornada extraordinária. Em si, o amor basta para tudo. Com ele caminhamos apenas contemplando as coisas que se destroem. E o fazemos, através dele, com uma paz muito ampla e absoluta serenidade. O amor "tudo crê, tudo espera, tudo suporta” (1Co 13:7). Por ele o mar se abre, para que possamos seguir por terra seca, mesmo que esteja ocorrendo a mais terrível das tempestades. Em nome dele a morte deixa de ser morte, e passa a ser vida eterna.


Não há túmulos que não estejam vazios, porque o amor esvazia os sepulcros e nos deixa diante de sua única presença imortal. "Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente. Você crê nisso?” (Jo 11: 25-26).


O amor é vida num estado que não se altera pela morte e que a transcende bem como a todo sofrimento que é a morte percebida no momento. "Eu sou o caminho, a verdade e a vida” (Jo 14:6). O amor é, assim, essa jornada infinita, por aquilo que é verdadeiro e eterno. Por sua vontade caminhamos sobre o mar por "um caminho através das águas" que forma "uma parede dum lado e doutro da passagem” (Ex 14:21-22). Esse oceano é o mundo, esse caminho é o amor.

2 visualizações

コメント


bottom of page